Transporte

De maneira ampla, o projeto da rede viária é do domínio da engenharia civil e planejamento urbano; o projeto de veículos, da engenharia mecânica e de setores especializados como engenharia náutica, e engenharia aeroespacial; e as operações são geralmente especializadas, às vezes pertencendo a engenharia de sistemas.

História[editar | editar código-fonte]


Os primeiros meios de transporte humanos foram a caminhada e a natação. A domesticação dos animais introduziu uma nova forma de colocar o peso dos transportes sobre criaturas mais fortes, permitindo que cargas mais pesadas fossem transportadas, com uma maior velocidade e duração das jornadas. Invenções como a roda e o trenó ajudaram a tornar mais eficiente o transporte por animais através da introdução de veículos. Também o transporte aquático, incluindo embarcações a remo e a vela, remonta a épocas primitivas, e foi a única forma eficiente de transporte de grandes quantidades ou em grandes distâncias até a Revolução Industrial.
As primeiras formas de transporte rodoviário foram cavalos, bois ou mesmo seres humanos transportando mercadorias em estradas de terra, muitas vezes seguindo trilhas de caça. Estradas pavimentadas foram construídas por muitas civilizações antigas, incluindo a Mesopotâmia e a Civilização do Vale do Indo. Os impérios persa e romano construíram ruas e calçadas para permitir que seus exércitos viajassem mais rapidamente. Uma camada inferior de brita garantia que as estradas se mantivessem secas. O califado medievalconstruiu mais tarde estradas de tarmac. As primeiras embarcações eram canoas feitas a partir de troncos de árvores escavados. O transporte aquático primitivo era realizado por embarcações que usavam o remo ou o vento para propulsão, ou ainda uma combinação de ambos. A importância da água levou a maioria das cidades a se destacarem pelo comércio e a se desenvolverem próximos a rios ou no mar, muitas vezes na interseção de dois corpos de água. Até a Revolução Industrial, o transporte permaneceu lento e caro, a produção e o consumo mantinham-se o mais próximo quanto fosse possível.

A Revolução Industrial, no século XIX, trouxe um ntos Dumont e o primeiro avião, em 1906.grande número de invenções que modificaram radicalmente o transporte. Com o telégrafo, a comunicação se tornou instantânea e independente do transporte. A invenção da máquina a vapor, seguida de perto por sua aplicação no transporte ferroviário, tornou o transporte terrestre independente da força humana ou da tração animal. Velocidade e capacidade cresceram rapidamente, permitindo a especialização, e a produção passou a poder ser realizada independente da localização dos recursos naturais. No século XIX também ocorreu o desenvolvimento do barco a vapor, que acelerou o transporte global.
Com o desenvolvimento do motor a combustão e do automóvel na virada do século XIX, o transporte rodoviário tornou-se mais viável, o que permitiu a introdução do transporte mecânico particular. As primeiras rodovias foram construídas no século XIX com macadame. Posteriormente, tarmac e concreto tornaram-se o material predominante na pavimentação. Em 1906, o brasileiro Alberto Santos Dumont exibiu o primeiro avião, e após a Primeira Guerra Mundial, este se tornaria uma forma mais rápida de transportar pessoas e mercadorias por longas distâncias.[1]
Após a Segunda Guerra Mundial, o automóvel e o avião ganharam mais participação no transporte, limitando o transporte ferroviário e hidroviário ao transporte de carga e de curta distância para passageiros.[2] O transporte espacial foi iniciado na década de 1950, com rápido crescimento até os anos 1970, quando o interesse diminuiu. Na década de 1950, a introdução dos contêineres trouxe enormes ganhos de eficiência ao transporte de mercadorias, permitindo a globalização.[3] As viagens aéreas internacionais tornaram-se muito mais acessíveis no ano de 1960, com a comercialização do motor a jato. Junto com o desenvolvimento dos automóveis e das auto-estradas, isto causou um declínio nos transportes ferroviários e hidroviários. Após a introdução do Shinkansen em 1964, trens de alta velocidade na Ásia e Europa começaram a tomar passageiros de rotas de longa distância das companhias aéreas.[2]
No Brasil, o Direito ao Transporte foi elencado nos Direitos Sociais através da Emenda Constitucional n.º 90, de 15 de setembro de 2015.

Modos e categorias[editar | editar código-fonte]

A tabela abaixo resume as tipologias de transporte segundo variados critérios,[4][5][6][7][8][9][10][11][12] que abaixo estão mais explicadas.
PropriedadeQuantidadeUtilidadeTraçãoMeioTipo de viaPlano
Transporte públicoTransporte coletivoTransporte de cargasTransporte de tração humanaTransporte terrestreTransporte rodoviárioTransporte horizontal
Transporte privadoTransporte individualTransporte de passageirosTransporte de tração animalTransporte aquáticoTransporte ferroviárioTransporte vertical
Transporte motorizadoTransporte aéreoTransporte cicloviário
Transporte espacialTransporte dutoviário

Transporte de tração humana[editar | editar código-fonte]

Ver artigo principal: Transporte de tração humana
Não veicular[editar | editar código-fonte]transporte de tração humana é o movimento de pessoas e cargas utilizando-se a força de tração do próprio ser humano. As pessoas, com ou sem cargas, podem se deslocar somente com o próprio movimento do corpo ou tracionando veículos diretamente, individual ou em grupo de pessoas. Esse tipo de transporte por ser realizado tanto em terra, no ar, na água ou até no espaço sideral.

Veículos de tração humana (VTH)[editar | editar códigoCanoagem e Caiaquismo

Transporte de tração animal[editar | editar código-fonte]

Ver artigo principal: Transporte de tração animal

Animais e veículos tracionados por animais para transporte
[editar | editar código-fonte]transporte de tração animal é o movimento de pessoas e mercadorias utilizando-se um animal. As pessoas ou cargas podem ser montadas diretamente no animal ou podem ser carregadas em um veículo rebocado pela força de tração do animal. Esse tipo de transporte por ser realizado por terra, ar ou água.

Transporte terrestre[editar | editar código-fonte]

O transporte terrestre é o movimento de pessoas e mercadorias por terra. Inclui o transporte rodoviário, ou seja, por rodovia, e o transporte ferroviário, por ferrovia.
Locomotiva da Estrada de Ferro Noroeste do Brasil com as cores da atual Novoeste.

Veículos de transporte terrestre[editar | editar código-fonte]

Transporte aquaviário[editar | editar código-fonte]

Ver artigo principal: Transporte hidroviário
transporte aquaviário é o movimento de pessoas e mercadorias pelo mar ou rios, em barcos e navios, usado principalmente para movimentar mercadorias em longas distâncias nos navios de turísticas nos transatlânticos.

[editar | editar código-fonte]

Transporte tubular

Ver artigo principal: Transporte tubular

Oleoduto na Alemanha.
transporte tubular ou dutoviário é utilizado normalmente para transportar produtos através de condutos tubulares, normalmente petróleo e gás natural. São mais conhecidas como:
Os oleodutosgasodutos e alcooldutos, também conhecidos pelo nome em inglês pipeline, são o meio de transporte mais seguro e econômico que existe, para grandes quantidades.
Estima-se que, no Brasil, 500.000.000 de litros de hidrocarbonetos sejam transportados diariamente através de oleodutos. No Brasil também são transportados suco de laranja e minério de ferro através deste método.
O transporte tubular tem como principais vantagens:
  • A redução dos custos de transporte de líquidos, a médias e a longas distâncias;
  • A diminuição da poluição, pois os riscos de acidente e de derrame ou fuga são reduzidos;
  • A redução do consumo de combustíveis fósseis, pois os motores acionadores das bombas e compressores usados neste modal são acionados, na maior parte das vezes, por energia elétrica, que no Brasil, é proveniente de usinas hidrelétricas.

Transporte aéreo[editar | editar código-fonte]

Ver artigo principal: Transporte aéreo
transporte aéreo é o movimento de pessoas e mercadorias pelo ar usando aviões ou helicópteros, preferencialmente quando são urgentes ou de alto valor.
A aviação brasileira cresceu muito nos últimos anos. Com o surgimento de novas companhias aéreas e a modernização das demais, foi possível aumentar o número de assentos disponíveis na malha aérea. O Brasil conta atualmente com duas grandes companhias aéreas, Tam e Gol, e outras de menor atuação, como a Azul, a Webjet, a Avianca e a Trip, além de outras empresas de aviação regional. Com a competição entre as companhias, foi possível melhorar os serviços aéreos e reduzir as tarifas. Grandes companhias internacionais também operam no Brasil, como American AirlinesContinental AirlinesDelta AirlinesUnited AirlinesLufthansaIberiaTAP PortugalJapan AirlinesSouth African AirwaysBritish Airways,Air FranceAir Canada, além da Gol e da Tam, entre outras.

Veículos de transporte aéreo[editar | editar código-fonte]

Transporte espacial[editar | editar código-fonte]

Ver artigo principal: Transporte espacial

Módulo de Logística Multi-Propósito (Multi Purpose Logistics Module - MPLM) transportado na baia de carga paga do Ônibus Espacial Discovery. Foto tirada da Estação Espacial Internacional (International Space Station).
transporte espacial é o movimento de pessoas e mercadorias pelo espaço sideral usando foguetes e/ou espaçonaves, sendo usado para movimentar astronautassatélites artificiaissondas espaciaisrobotsrovers ou qualquer outro tipo de equipamento para a exploração espacial.

Veículos de transporte espacial[editar | editar código-fonte]


Bibliografia[editar | editar código-fonte]

  • Barat, Josef (2007). Logística, transporte e desenvolvimento econômico (São Paulo: CLA). ISBN 978-85-85454-29-6.
  • Bardi, Edward; Coyle, John; Novack, Robert (2006). Management of Transportation (em inglês) Thomson South-Western [S.l.] ISBN 032431443.
  • Cooper, Chris; Fletcher, John; Gilbert, David; Wanhill, Stephen; Shepherd, Rebecca (1998). Tourism Principles and Practice (em inglês) 2ª ed. (Harlow: Longman). ISBN 0-582-31275-6.
  • Ferreira, Luiz Antonio Félix (2003). Transporte aéreo internacional. características, custos e visão estratégica de logística (São Paulo: Aduaneiras). ISBN 978-85-7129-381-6.
  • Gunston, Bill (1972). Transport. Problems and Prospects (em inglês) (Londres: Thames and Hudson). ISBN 978-0-500-08013-9.
  • Keedi, Samir (2007). Logística de transporte internacional. veículo prático de competitividade 3ª ed. (São Paulo: Aduaneiras). ISBN 978-85-7129-482-0.

Referências

  1. Ir para cima Bardi 2006, pp. 158
  2. ↑ Ir para:a b Cooper 1998, pp. 277
  3. Ir para cima Bardi 2006, pp. 211-214
  4. Ir para cima «L12587»www.planalto.gov.br. Consultado em 2016-09-28.
  5. Ir para cima «CTB Digital | Código de Trânsito Brasileiro :: Perkons».www.ctbdigital.com.br. Consultado em 2016-09-28.
  6. Ir para cima «Transporte Terrestre - Meios de Transporte»meios-de-transporte.info. Consultado em 2016-09-28.
  7. Ir para cima «Meios de Transporte - Meios de Transporte»meios-de-transporte.info. Consultado em 2016-09-28.
  8. Ir para cima «Transporte de Carga - Meios de Transporte»meios-de-transporte.info. Consultado em 2016-09-28.
  9. Ir para cima «Transporte Espacial - Meios de Transporte»meios-de-transporte.info. Consultado 

  10. em 2016-09-28.
  11. Ir para cima «Revista Téchne | Canteiro - Como o transporte horizontal e vertical de materiais e pessoas interfere na produtividade e qualidade das obras | Engenharia Civil». Consultado em 2016-09-28.
  12. Ir para cima Azevedo, Paulo Ormindo de (outubro de 2007). «UM ELEVADOR LIGA O PASSADO À MODERNIDADE» (PDF)Anais do III Seminário PROJETAR. Porto Alegre. Consultado em 28 de setembro de 2016.
  13. Ir para cima «Requisitos para equipos de transporte vertical: Ascensores y Montacargas Inclinados o Funiculares» (PDF). Consultado em 28 de setembro de 2016.
  14. Ir para cima «Energy Data & Calculations» (em inglês). Consultado em 26 de dezembro de 2011 e 2014                                                                                         

    Transporte

                                                                                                                                        
  15. Origem Wikipedia a enciclopédia virtual