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quinta-feira, 10 de novembro de 2016

A Logística do McDonald's

A Logística do McDonald's

O post de hoje é sobre a complexa logística de suprimentos do McDonald's no Brasil e a relação de parceria existente entre ele e seu prestador de serviços logísticos a Martin-Brower.
Para começar vou apresentar alguns números do McDonald’s para se ter ideia do tamanho da logística necessária: ele está presente em mais de 118 países com mais de 31 mil restaurantes, onde trabalham 1,6 milhões de funcionários que alimentam diariamente mais de 48 milhões de clientes, só no Brasil são mais de 600 restaurantes do tipo fast food.
O McDonald’s desenvolveu em seus fornecedores uma incrível relação de parceria em que eles são parte do sistema McDonald’s, isto foi mais fácil porque seus fornecedores eram pequenos e cresceram junto com a rede, formando um relacionamento de colaboração e cooperação. Dentro da empresa Martin-Brower no Brasil, por exemplo, os funcionários vêem mais os símbolos do McDonald’s do que os da própria Martin-Brower, isto porque desde a sua chegada no Brasil em 1982 a MB efetua todas as operações logísticas do Mc.
A Martin-Brower é responsável pela Gestão de compras e estoques, atendimento aos restaurantes, armazenagem, distribuição e transporte, transferências a outros centros de distribuição no país, gestão financeira da cadeia, planejamento logístico, planejamento fiscal, serviço de campo e coordenação das operações de abastecimento na cadeia. Para efetuar essas operações, a Martin-Brower, além da estrutura de armazenagem, possui uma frota exclusiva de veículos com palm-tops para fornecer informações sobre a entrega, e uma equipe própria para essa operação, contando com todo um sistema integrado com fornecedores, gerenciando a operação de entrega. Todos os pedidos dos restaurantes são recebidos, processados e automaticamente alimentam o sistema interno da empresa para o abastecimento e a distribuição física aos restaurantes, além de gerar todas as informações necessárias para fornecedores, históricos de venda, estatísticas, apoio a marketing, etc. A Coca-Cola e a Ambev são as únicas que distribuem seus produtos diretamente para os restaurantes.
Só para finalizar gostaria de colocar uma curiosidade, que parece ser uma iniciativa bem legal de logística reversa, o óleo usado para fritar batatas, nuggets e outros alimentos no McDonald’s do Brasil tem sido transformado em biodiesel para abastecer os caminhões da frota da Martin-Brower. O projeto começou com um caminhão, que recolhia óleo de 17 restaurantes para fabricação de biodiesel. Atualmente, o número de restaurantes aumentou para 20 e o teste foi estendido para cinco caminhões. Quatro deles são abastecidos com 100% de óleo de cozinha reciclado, os benefícios podem ser percebidos com a diminuição de CO2 liberados na atmosfera e o descarte consciente do óleo de cozinha.

Referências:
http://www.simpep.feb.unesp.br/anais/anais_13/artigos/21.pdf 
http://www.forumlogistica.net/site/new/artigos/Out06_Kleber_A%20logistica%20enxuta.pdf
http://osambientais.blogspot.com/2011/06/mcdonalds-do-brasil-da-exemplo-de.html

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